Conheça

Dra. Saliha Mello

Um pouco sobre mim

Quando comecei a estudar para o vestibular, antes de fazer medicina, queria fazer nutrição, porque sempre acreditei que a alimentação equilibrada, associada a prática de exercícios físicos regulares, é capaz de prevenir a maioria das  doenças. Até passei para a Universidade Federal de Ouro Preto. Entretanto, nesse momento, já estava voltada a fazer medicina e resolvi manter o foco nos estudos, pois o vestibular pra medicina é muito concorrido (e na época era uma prova para cada Universidade).

​​Em 2004, fui aprovada em segundo lugar na Faculdade de Medicina de Teresópolis.

​Durante a faculdade de medicina, fui monitora de imunologia, junto ao professor Mauro Geller, fundador do núcleo de neurofibromatose no Brasil e, mais tarde, fui membro da liga de infectologia, junto ao professor Walter Tavares. Junto dele também publiquei alguns trabalhos em congressos.

​Após formada, fui para o exército, onde fui aprovada pelo PROCAPSAU (programa de capacitação dos militares)  para cursar Oncologia. Comecei a cursar, aprendi muito, mas esse não era o meu sonho. O que me movia e que me move ainda é motivar pessoas a modificarem seu estilo de vida, restaurando a sua auto estima e, consequentemente, deixando-as mais felizes e realizadas com a sua imagem. Não queria tratar doença. Queria (e quero) preveni-las. Nunca me vi sendo médica para tratar de doentes, mas sim de saúde.

Investindo nesse meu sonho, cursei endocrinologia e metabologia. Desenvolvi uma pesquisa na cidade do Rio de Janeiro sobre a frequência do uso de esteróides anabolizantes dentre os praticantes de musculação na cidade, pesquisa essa inédita e apresentada como trabalho no Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia no ano de 2015.

Por mais que eu ame essa especialidade e me dedique a ela,  percebi que sozinha ela não seria suficiente para dar ao meu paciente todo o suporte  que eu desejo fornecer dentro de sua individualidade. Por isso, desde o início de minha especialização, comecei a realizar todos os cursos e workshops possíveis nas áreas de endocrinologia esportiva, nutrologia, nutrição, suplementação do atleta e terapias alternativas.

​Esses cursos me deram uma base mais sólida para atuar com meus pacientes de maneira singular mas ainda não me completavam da maneira que gostaria. Assim, comecei a minha segunda especialização na área de medicina ortomolecular (na ABMO) , aumentando o meu conhecimento da bioquímica corporal e me permitindo assim, atuar preventivamente no desencadeamento de diversas doenças e estados orgânicos.

 

Comecei a atuar em uma clínica da família na cidade do Rio de Janeiro e percebi que a maior parte das doenças tratadas e de suas complicações advinham de hábitos de vida inadequados e assim fundei o primeiro grupo de Combate a Obesidade em que juntos, através de acompanhamento e educação em saúde, eliminamos mais de 200kg. 

Depois de uma carreira bem sucedida como médica, publiquei um livro para ajudar um número maior de pessoas a desenvolverem aspectos da inteligência emocional – NOVO LIVRO INTERATIVO PARA PELO MENOS ACORDAR DE BOM HUMOR. A versão do livro físico foi tão bem recebida pelo público que o livro também foi produzido para versão online (adquira aqui a sua versão agora).

Hoje, além de ser proprietária e responsável técnica do Instituto de Medicina Integral Dra. Saliha, localizado na cidade de Nova Friburgo, Dra. Saliha dá aulas no curso de Medicina Ortomolecular e palestras em congressos.

Vamos trabalhar juntos?