POR QUE TRATAR ANSIEDADE AJUDA A EMAGRECER?

   

Estresse, sintomas de ansiedade e de sobrecarga de tarefas acontecem com todos nós. São todos sentimentos inerentes dos seres humanos.   

Saber que a dor existe e que ela faz parte da nossa vida é fundamental para que amadureçamos emocionalmente.    

Sobre os sentimentos, é importante dizer que ninguém se sente feliz o tempo todo. Nem calmo o tempo todo. E nem ansioso ou estressado o tempo todo. Todos nós, seres humanos, experienciamos todos esses sentimentos ao longo da vida e aceitar a sua existência sem ter que necessariamente fazer alguma coisa para removê-lo a força da mente não é necessário. Você pode simplesmente aceitar essa condição humana e simplesmente deixar que aquilo apenas seja o que é. E vai passar, como todos os outros sentimentos e sensações boas também o vão.    

No contexto da obesidade ou do sobrepeso, na grande maioria dos casos, o paciente se encontra em grande estado de ansiedade e estresse emocionais, tanto desencadeados pelas próprias experiências de vida, quanto pelo próprio desequilíbrio bioquímico que ocorre com o ganho de peso. Ou seja, o indivíduo obeso entra em um círculo vicioso em que a ansiedade e o estresse se autoalimentam.    

Assim, controlar e tratar a ansiedade quebra uma parte deste ciclo e permite que o paciente consiga ter mais forças para seguir a diante no seu planejamento completo.    

E como fazemos isso? Não só com medicamentos (em alguns casos) que controlam a liberação e reabsorção de alguns neurotransmissores, mas também com a psicoterapia, com o coaching e com o auto conhecimento.    

Tenho frequentemente incentivado meus pacientes a praticarem a meditação, que também é uma das formas de gerenciar o estresse e de modificar o diálogo interior.

Exercícios físicos, Yoga e a busca de práticas espirituais ligadas ou não a religião também podem auxiliar a melhorar esse controle de sentimentos.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas. E mande a sua dúvida. Será um prazer trazer aqui as respostas.

mais sobre Obesidade e Emagrecimento: