ANABOLIZANTES,PÂNICO E DEPRESSÃO

Todo mundo que usa ou não anabolizantes está “careca” (literalmente) de saber dos efeitos colaterais dos mesmos. O que muita gente não sabe (ou não se atenta) é que o uso abusivo - tanto de anabolizante, quanto de TPC - pode desencadear transtornos psiquiátricos variados.

Há na literatura, uma vasta gama de publicações indexadas que relatam a associação entre o uso abusivo de anabolizantes desencadeando um transtorno psiquiátrico como Sindrome do Pânico e depressão.O uso de abusivo de EAA se relaciona a impulsos de agressividade, transtornos maníaco -depressivos, depressão profunda e até esquizofrenia. Estudo grande realizado no EUA observaram ainda que o desencadeamento de esquizofrenia aguda pode estar relacionada ao uso de metandienona (o famoso Dianabol), assim como a oxandrolona e a oximetolona podem relacionar-se a casos de mania, psicose e depressão (agora você imagina misturar isso tudo?). Além disso, o uso de EAA pode causar dependência e crise de abstinência, havendo, durante a mesma, diversos sintomas comportamentais devido a alteração na relação de neurotransmissores e hormônios séricos - ou seja - uma verdadeira bagunça química.

Os sintomas da abstinência podem incluir alguma sintomatologia psíquica, obviamente, como depressão, tristeza, perda do interesse sexual, perda do controle, inquietação e ansiedade. Alguns indivíduos chegam a abrir quadro de Síndrome do pânico pós uso de algumas drogas.Enfim, se você está querendo utilizar ” alguma coisa” para “ajudar” a ganhar massa, pense antes de escutar qualquer um sugerir qualquer coisa para você (leia este post aqui).  Alguns caminhos para algumas pessoas podem ser muito caros e sem volta. E desconfie de quem diz que você só vai crescer se utilizar esses recursos. Pense, pesquise e procure bons profissionais para orientá-lo quanto a sua saúde.

 

Fontes:1. Higgins JP, Heshmat A, Higgins CL. Androgen abuse and increased cardiac risk. South. Med. J. 2012 Dec;105(12):670-4. [PubMed]2. Kaushik M, Sontineni SP, Hunter C. Cardiovascular disease and androgens: a review. Int. J. Cardiol. 2010 Jun 25;142(1):8-14. [PubMed]3. MEGA MARTINS, Cristiane et al. Efeitos psicológicos do abuso de anabolizantes. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.5, n.1 [citado 2019-11-10], pp. 84-91 . Disponível em: . ISSN 1806-5821