OS FALSOS FIT

           

Aumentar a sensação de “barriga cheia” com alimentos que são pouco calóricos é o sonho de qualquer ser humano que vive em uma luta constante com a balança. É neste contexto que surgem alguns alimentos que parecem inofensivos mas que podem dificultar o processo quando o assunto é perda de peso.           

Confira abaixo alguns alimentos que podem, QUANDO EM EXCESSO, se tornarem vilões dos regimes:

1. QUEIJO MINAS: apesar de ser um queijo considerado magro e de ser uma melhor opção quando comparado aos queijos amarelos, o queijo minas apresenta gorduras em sua composição. Uma fatia média, em geral, é suficiente para suprir as necessidades diárias de cálcio.

2. MOLHO LIGHT PARA SALADA: artifício usado principalmente por aqueles que não gostam de salada mas precisam introduzí-la na dieta. Apesar de possuírem menos gorduras em sua composição, são ricos em sódio e a maior parte deles é trasngênico. 

3. SUCO INDUSTRIALIZADO E SOPAS DE SAQUINHO: apesar de não terem muitas calorias são riquíssimos em sódio e conservantes que podem ser muito prejudiciais à saúde, favorecendo, a longo prazo, o desenvolvimento de diversas doenças.

4. CHIA: muito usada devido a sua capacidade de hidratação. Como é um grão que “retém líquidos” ficando mais volumoso, favorece a saciedade. Entretanto o excesso pode ocasionar gases. Em geral, 2-3colheres de sopa por dia são suficientes para que seus benefícios possam ser aproveitados.

5. TORRADA/BISCOITO DE ÁGUA E SAL: em geral as pessoas se sentem mais culpadas em comer um pão do que em comer torradas ou biscoito de água e sal. As pessoas costumam achar que pelo fato de serem mais “secas” as bolachas e as torradas são mais “lights”, o que não é verdade e, por esse motivo, acabam ingerindo mais do que uma porção.

6. REQUEIJÃO LIGHT: de acordo com a legislação brasileira, todo produto classificado como light é aquele que tem 20% a menos de alguma substância. Por isso é importante o aprendizado da leitura dos rótulos dos alimentos. Trocar pelo light e aumentar o consumo  do produto não adianta de nada!

7. BARRINHAS DE CEREAIS: semelhante ao que foi falado no item anterior, é preciso atenção ao rótulo dos alimentos. As barras de cereais são uma boa opção por conterem fibras em sua composição mas algumas além de quase não conterem fibras, ainda tem chocolate, que é bastante calórico.

8. MEL: é uma alternativa mais saudável para o açúcar mas engorda da mesma maneira. Importante tomar cuidado com as porções!

9. AÇÚCAR LIGHT: é uma mistura de açúcar refinado com adoçante. Por ser uma mistura que contém entre 50 e 70%  de açúcar comum, contém calorias. Em excesso contribuirá, obviamente para o ganho de peso. 

10. NOZES, CASTANHAS OU AMÊNDOAS: possuem gorduras boas, minerais e antioxidantes. Mas são muito calóricos!!! Em geral, 30g/dia (uma média de 3 nozes) é o suficiente para suprir as necessidades diárias de um indivíduo.

Fora essa lista, existem diversos outros biscoitos, coockies, pães e bolos que prometem ser termogênicos, integrais, "fit" e que, na realidade, ao se ler a lista de ingredientes, contêm uma grande quantidade de porcaria. Cuidado. Vá no óbvio. Comidas de verdade. Desembale menos e descasque mais. Simples assim.

mais sobre Obesidade e Emagrecimento: