INSULINA ALTA - QUAL É O PROBLEMA ?

A hiperinsulinemia, corresponde ao excesso do hormônio insulina no sangue. 

A insulina, produzida pelo pâncreas, é o hormônio que transporta a o açúcar (glicose) e outros nutrientes para dentro das células do corpo humano. 

Principalmente em indivíduos obesos (IMC maior 30kg/m2) mas também em outras patologias, ocorre uma elevação na produção e liberação desse hormônio. Em geral, essa disfunção hormonal decorre de uma resistência do próprio corpo à insulina.

Numa tentativa de vencer a resistência, o pâncreas produz mais insulina. 
Entretanto, a insulina é um hormônio ALTAMENTE ANABÓLICO, ou seja, ela estimula o acúmulo de açúcares e de gordura e, consequentemente, o ganho de peso. Dessa maneira, o indivíduo entra em um círculo vicioso: 

mais insulina no sangue 

 

 maior ganho de peso maior secreção de insulinamaior resistência à insulina 

 

 maior ganho de peso

 

A hiperinsulinemia ainda é muitas vezes negligenciada por alguns profissionais da saúde. E, se não tratada adequadamente, dificulta ainda mais a perda de peso, principalmente naqueles pacientes que já estão bem acima do seu peso "ideal".

Observe se você não tem manchas escuras nas dobras (pescoço, axilas, articulação do cotovelo...) que não coçam, não doem e não saem no banho ou com esfregação forte da região. Caso tenha, procure o seu médico para uma melhor avaliação.

mais sobre Obesidade e Emagrecimento: