COMO NÃO ESTRAGAR A DIETA NO NATAL

 Em época de festas de fim de ano, seja em casa, na escola, na faculdade ou no trabalho, as tentações são muitas e as escorregadas nas dietas são responsabilizadas pelos quilos extras adquiridos no início do ano.

Por esse motivo, muitas pessoas retornam a estaca zero após esses eventos e muitos desanimam dos seus objetivos.

Entretanto, existem maneiras simples para evitar esse problema:

1. Cuidado com as bebidas refrescantes como acompanhamento. Refrigerantes, cervejas, caipirinhas e sucos contêm calorias extras.

2. Opte pela água.Fuja dos alimentos com açúcar e sal em sua composição. Nessa época de calor, muitas mulheres tendem a reter mais líquidos e esses ingredientes podem contribuir para a piora do inchaço.

3. Caso queira uma sobremesa, opte por uma fruta, ou gelatina.

4. Outro cuidado é com os alimentos ricos em farinha de trigo. Pães, salgadinhos, bolos, panetones e rabanadas, alimentos riquíssimos em farinha de trigo, contribuem para o aumento do açúcar no sangue e, consequentemente, para o acúmulo de gorduras no corpo.

5. Uma boa dica é ir previamente alimentado para a ceia de Natal ou para as festas de confraternizações. Você pode fazer um lanche leve como um iogurte desnatado e uma fruta ou uma refeição de salada de folhas verdes. Desta maneira, sentirá menos fome e comerá menos.

6. Mantenha, durante todo o mês de Dezembro, a geladeira abastecida com saladas e frutas. Uma alimentação mais leve durante o mês evitará que você ganhe uns quilinhos a mais, caso queira comer uma sobremesa no Natal.

7. Aproveite ainda para criar esse hábito de manter a casa cheia de salada e iniciar o ano novo com um novo estilo de vida.

8. Para a ceia, procure fazer as versões light dos pratos que normalmente você ingere. Procure temperar os alimentos com ervas frescas ou secas e evite/diminua o uso de condimentos e temperos industrializados para o preparo dos pratos. No bacalhau, p.ex., substitua o creme de leite pelo creme de ricota ou pelo creme de leite light. No salpicão, substitua a batata palha pelo repolho cru ralado e ao invés da maionese, use uma pasta com iogurte natural desnatado, creme de ricota light e ervas finas.

9. Para acelerar o emagrecimento ainda mais, evite a ingestão de chocolate. Deixe essa tentação para a páscoa. Opte pelas sobremesas mais saudáveis, com menor teor de gorduras e açúcar.

10. Evite o panetone que, apesar de ser delicioso, realmente engorda. Compre as frutas cristalizadas em separado e misture-as com castanhas e nozes. Se não conseguir resistir, procure as opções light e diet nos mercados mas lembre-se de comer com moderação. Não adianta comer o dobro só porque é light.

11. Se for viajar, escolha um spa ou um hotel que tenha academia. Procure se exercitar e manter o foco na dieta durante esse período. Estilo de vida saudável é um hábito que se conquista com persistência.

Lembre-se sempre: Hoje eu estou mais perto do que ontem e mais longe do que amanhã.

mais sobre Obesidade e Emagrecimento: