10 FATOS SOBRE A OBESIDADE

1. A obesidade é uma doença crônica de difícil tratamento definida como um índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 30kg/m2 .

2. De acordo com a OMS, o número de pessoas obesas tem aumentado nos últimos anos de forma epidêmica.Segundo a OMS, cerca de 1,6 bilhão de pessoas adultas estão acima do peso e mais de 300 milhões são obesas.

3. No Brasil, aproximadamente 40% da população adulta está acima do peso e cerca de 10% apresenta OBESIDADE.

4. O sobrepeso e a obesidade estão relacionados a uma série de condições mórbidas como o diabetes mellitus tipo 2, colesterol elevado, hipertensão e outras doenças dos vasos e do coração, doenças degenerativas das articulações e vários tipos de câncer, como o de mama, fígado, cólon, colo de útero, próstata, dentre outros.

5. Os riscos para todas as doenças aumenta proporcionalmente com o aumento do peso e, consequentemente do IMC.

6. Não existe um tratamento padrão para a obesidade. Cada indivíduo deve ser avaliado profundamente por um profissional competente, visando detectar os erros e hábitos alimentares e de vida, doenças, sintomas depressivos, dentre outros, de forma que possa indicar o melhor tratamento naquele momento.

7. Quando indicados, os medicamentos constituem um alicerce importante para o tratamento desta doença, mas NÃO são eficazes se não houver a mudança do estilo de vida.

8. O tratamento com medicamentos não cura a obesidade. Ele ajuda a promover as mudanças dos hábitos alimentares bem como a redução dos sintomas ansiosos relacionados comumente a esta doença.

9. Quanto mais cedo for tratada, menores os riscos de desenvolvimento das doenças relacionadas a obesidade e menores também serão os danos físicos e psicológicos.

10. Pessoas que estão com sobrepeso e obesidade, especialmente aquelas que tem história familiar de diabetes, hipertensão, colesterol alto e câncer, devem ser avaliados por um endocrinologista.