OBESIDADE PODE REDUZIR A MOTIVAÇÃO

Você já reparou que quando ficamos doentes ou quando estamos nos recuperando de alguma infecção ficamos apáticos e sem motivação?

Pois é. O mesmo acontece nas inflamações crônicas - como acontece com indivíduos obesos - que interferem com o sistema de sinalização dopaminérgica. A via dopaminérgica é uma das vias responsáveis pela motivação e pelo foco. Muitos obesos pensam que tem baixa de serotonina, mas, na realidade, maior parte deles tem alteração predominante no circuito da dopamina.

Postulam que isso aconteça como um mecanismo de defesa do próprio corpo. Ou seja, o mesmo precisa desprender energia para cuidar da inflamação crônica ao invés de se manter motivado, o que o corpo compreende como uma ” tarefa secundária”.

Agora, vamos as soluções: na medicina ortomolecular, a restauração dos sistemas e do controle desse desequilíbrio redox fazem com que, gradativamente, a via dopaminérgica seja mais ativada, Além disso, algumas formulações podem ajudar a ativar essa via, mesmo em vigência e tratamento adjuvante da inflamação.

mais sobre Obesidade e Emagrecimento: