PRA QUE SERVE O SONO REM?

Sono REM, ou “rapid eyes movement” é aquela fase do sono em que o indivíduo fica movimentando rapidamente os olhos para um lado e outro. Você já deve ter levantado a pálpebra do seu irmão e visto que ele estava dormindo, mas movimentando os olhos e muito provavelmente pensou que ele era maluco (sério – eu já fiz isso).

É nessa fase que ocorrem os sonhos mais vívidos.

No sono REM é quando produzimos quantidades de TESTOSTERONA e GH, que são dois importantes hormônios na oxidação de gorduras e no metabolism (além de diversas outras funções). Para entrar em sono REM, primeiro o indivíduo precise aprofundar o sono. Só após esse aprofundamento chega-se ao sono REM.

Indivíduos com excesso de peso usualmente apresentam ou RONCOPATIA ou APNEIA OBSTRUTIVA (especialmente se circunferência cervical > 44cm) e com isso, acabam tendo um sono mais superficial e uma maior dificuldade em entrar em sono REM. Isso acaba desestruturando o sono e diminuindo tanto o descanso quanto a restauração e produção dos hormônios e neurotransmissores.

A privação do sono, sendo por quantidade, sendo por qualidade, gera uma inflamação crônica e desregula inclusive os neurotransmissores relacionados a fome e a saciedade. A grelina, por exemplo, tende a aumentar gradativamente, aumentando a fome como consequência.

mais sobre Obesidade e Emagrecimento: