NÃO CONSIGO PARAR DE COMER

Pode parecer uma besteira para alguns, mas para muitas pessoas que sofrem com obesidade, o “ parar de comer” pode ser a sua maior dificuldade.

Essas pessoas até conseguem comer coisas saudáveis, mas tem dificuldade em controlar as quantidades daquilo que comem, mesmo que tenha sido proposta alguma estratégia com restrição calórica.

E a sensação de perda de controle em relação as quantidades pode ser um dos sintomas do transtorno do comer compulsivo, que ainda é muito subdiagnosticado, pois o próprio paciente tem medo de conversar com o médico sobre isso. Assumir essa sensação de perda de controle é mostrar uma fragilidade e que, por muitos profissionais, ainda é vista como falta de força de vontade, quando, na realidade, pode se tratar de uma patologia  que necessita de tanta atenção como qualquer outra doença crônica.

Se você em pelo menos 2x por semana tem episódio de compulsão alimentar (com qualquer alimento) em um intervalo de tempo delimitado e isso está acontecendo há 6 meses, pode ser que você se encaixe nesse diagnóstico.

O tratamento é sério e inclui acompanhamento médico (por um ou mais médicos, dependendo do seu caso) e psicológico. JAMAIS, uma vez tendo se identificado com esses sintomas, tente se tratar sozinho. Busque ajuda.

Pacientes com “ COMER COMPULSIVO” – em sua maior parte, obesos – também são mais propensos a outros transtornos psicossomáticos, como depressão, transtorno de ansiedade e transtornos alimentares.