VOCÊ PODE PEGAR OBESIDADE DE OUTRA PESSOA?

No século passado, nossos ancestrais eram atormentados por crises de malária, infecções fatais por tuberculose, surtos de sífilis e feridas com bactérias que não cicatrizavam. Mas, armados com vacinas e antibióticos, os    humanos modernos agora podem evitar ou ser tratados dessas doenças causadas por agentes infecciosos transmissíveis

Atualmente, a maioria das pessoas não morre mais dessas doenças, mas daquelas que denominamos CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS. Cerca de 41 milhões de pessoas em todo o mundo morrem por ano de doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias, diabetes ou outra doença crônica; essas representam mais de 70% de todas as mortes no mundo, de acordo com a OMS.

Sempre acreditou-se que doenças não transmissíveis (DNTs) surgiam de uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, em vez de serem transmitidas por bactérias, fungos ou vírus. No entanto, os cientistas perceberam que o nosso microbioma tem uma grande influência na nossa saúde. Será que DNTs podem realmente passar entre pessoas através do poderoso microbioma?

Alguns cientistas pensam que a resposta é sim.

Uma hipótese interessante

Comunidades de micróbios moram no corpo humano, e pesquisas sugerem que estes ajudam a direcionar a função de vários sistemas fisiológicos, incluindo metabolismo, digestão e defesa imunológica. Os cientistas ainda não entendem completamente o que distingue um microbioma saudável de um doente, mas certas doenças parecem estar ligadas a um desequilíbrio bacteriano no corpo.

Por exemplo, pessoas com diabetes, doenças inflamatórias intestinais e doenças cardiovasculares tendem a hospedar uma coleção diferente de bactérias em seus intestinos do que aquelas sem as doenças, de acordo com um relatório publicado em 16 de janeiro de 2020 na revista Science.

O artigo sugere que pessoas saudáveis ​​poderiam "pegar" aspectos dessas doenças através da exposição a esses micróbios misturados.

"É um pensamento radical pensar que DNTs possam realmente ser transmissíveis, e [essa hipótese] nos dá uma maneira totalmente nova de pensar sobre essas doenças", autor B. Brett Finlay, microbiologista da Universidade da Colúmbia Britânica em Vancouver, disse à Live Science em um e-mail.

Nesse estudo, os pesquisadores coletaram amostras de saliva e fezes de cerca de 290 pessoas que moravam próximas para determinar os tipos de bactérias que apareciam em suas bocas e intestinos. Os resultados, publicados em março de 2019 na revista Nature Microbiology, revelaram padrões distintos de transmissão bacteriana dentro de cada comunidade, particularmente entre pessoas que moram na mesma casa. Enquanto mães e filhos compartilhavam muitos micróbios, os microbiomas dos cônjuges pareciam compartilhar as mais semelhanças. A equipe pode até prever quais participantes do estudo foram emparelhados como um casal com base apenas em seus microbiomas.

O estudo sugere que pelo menos alguns elementos do microbioma podem ser transmitidos entre as pessoas. Mas os bugs transmitidos poderiam realmente causar doenças? Bem possível.

Os cônjuges de pessoas com diabetes tipo 2, por exemplo, têm maior chance de desenvolver a doença dentro de um ano após o diagnóstico de seu parceiro. Em um modelo animal da doença, camundongos livres de germes desenvolveram sintomas diabéticos após receberem um transplante fecal carregado de bactérias de um camundongo doente.

Tendências semelhantes foram descobertas na doença inflamatória intestinal, tanto em cônjuges humanos como em modelos animais.

Mesmo doenças cardiovasculares podem estar ligadas à presença de bactérias específicas no intestino. Estudos mostram que as bactérias podem induzir doenças cardiovasculares se transferidas de um ser humano para um rato, mas não se sabe se o mesmo pode ocorrer entre as pessoas.

Testando a ideia

Estudos adicionais sugerem que mais DNTs podem ser influenciadas por bactérias, como a ASMA infantil, alergias respiratórias e o Parkinson.

obesidade, um importante fator de risco para DNTs, também envolve micróbios potencialmente transmissíveis. Os ratos magros tornam-se obesos quando recebem um transplante fecal de um animal doente.

Depois que os cientistas esclarecem como e se as DNTs pulam entre as pessoas, eles podem desenvolver tratamentos para "corrigir" os microbiomas doentes. Algumas empresas já começaram a desenvolver os chamados probióticos de segunda geração para doenças inflamatórias intestinais, inventados a partir de uma mistura de micróbios projetados para reequilibrar o microbioma intestinal. Mudanças na dieta, produtos farmacêuticos e, em casos extremos, transplantes fecais também podem servir como possíveis opções de tratamento.