VOCE É SAUDÁVEL?

      *** LEIA O TEXTO ANTES DE RESPONDER *** 

Muitas vezes, em consulta, o paciente traz os exames e afirma: - “Dr., eu não tenho nada. Minha pressão é 12x8, meus exames são todos bons. Só vim aqui porque minha esposa (ou meu marido) me trouxe.”Aí eu pergunto. - E ter exames laboratoriais dentro da faixa da normalidade significa necessariamente que você é saudável?

O “Ser Saudável” se resume exclusivamente ao que nós vemos nos exames?

Peço que me responda uma coisa: se você tiver que sair correndo 200 metros por questão de vida ou morte, você correria? Se tivesse que subir correndo as escadas do prédio para buscar um filho, você conseguiria? Você consegue andar o dia inteiro carregando sacolas sem ter que parar a cada 5 minutos?

Num apocalipse zumbi, você seria o sobrevivente ou viraria um zumbi? 

A reflexão aí se faz no seguinte ponto: ser saudável significa MAIS do que os exames. Para mim, essa definição abrange o grau de autonomia que você tem para gerir a sua vida com seus recursos próprios (e aqui não me refiro somente aos recursos financeiros, mas principalmente aos recursos físicos e emocionais). Então, se você realmente é saudável, parabéns. Continue neste caminho. Cuide de você como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade. Agora, se você refletiu e viu que ainda não é, que está deixando a desejar em relação a si mesmo, faça uma analise critica do que tem feito com você BUSCANDO SOLUÇÕES e as pessoas certas, que verdadeiramente querem o seu bem, para ajuda-lo nesse processo.

mais sobre Obesidade e Emagrecimento: