MANTENDO DIETA AOS FINAIS DE SEMANA - DICAS
  • Escolha uma refeição de um dia do final de semana para consumir algo a sua escolha, algo que realmente gosta e que não comeu durante a semana, considere isso como uma “recompensa” caso você tenha seguido a dieta corretamente durante a semana. O sábado é o melhor dia para “fugir” da rotina e consumir algo diferente a seu gosto, já que na segunda feira é necessário acordar cedo para realizar suas atividades normais e a sua disposição e reservas energéticas estarão diretamente relacionadas ao que ingeriu no domingo. Lembre-se de que a exceção SÓ SE JUSTIFICA se houver REGRA durante a semana.

  •  Procure seguir , nos finais de semana,  as mesmas recomendações da semana, beber bastante líquido, e atentar para a quantidade de alimentos gordurosos. Prefira os molhos vermelhos aos brancos, evite frituras como batata frita, salgadinhos, carnes fritas com muito óleo. Evite Ketchup, shoyu, mostarda, doces, chicletes em geral, pois são as chamadas calorias vazias, não acrescentam nem um tipo de nutriente, nem vitaminas e minerais, apenas calorias dos açúcares e educorantes utilizados. 

  • Ao sair para comer fora, procure escolher alimentos menos gordurosos, mas não se prive de comer o que gosta, atente-se para a quantidade. Se for sair para algum lugar onde será inevitável o consumo de alimentos gordurosos e pesados, faça um lanche leve antes de sair de casa, isso lhe dará mais saciedade e evitará o consumo excessivo. Se for a uma churrascaria, por exemplo, opte pelas carnes mais magras e descarte as gorduras aparentes, evite também exagerar nas guarnições (farofa, arroz, batata palha) e principalmente nas bebidas. Coma devagar e sempre se sirva com bastante salada, ajudará na digestão e evitará consumos excessivos. Se for comer pizza, opte pelos sabores mais magros, marguerita e portuguesa, por exemplo, limite a no máximo 2 pedaços e escolha massas finas e sem borda, exclua também os refrigerantes, as águas gaseificadas são ótimas opções.

  • Restrinja o consumo de bebidas alcoólicas somente a um dia na semana, de preferência aos sábados, pois poderá descansar aos domingos. Atente para o valor calórico das principais bebidas alcoólicas consumidas: 1 lata de cerveja (355ml) nos fornece em torno de 140-160kcal, 1 dose de tequila (50ml) – 110kcal, 1 dose de vodca ou whisky (50ml) – 120kcal, 1 taça de vinho tinto (125ml) – 110kcal, Smirnoff Ice (275mL long neck) – 240kcal. Atentar também para as bebidas destiladas que muitas vezes também possuem a adição de açúcar, o que as torna mais calóricas. A associação de bebidas destiladas com energéticos deve ser controlada, pois os energéticos mascaram os efeitos do álcool no organismo e provoca uma maior sensação de prazer, o que pode causar dependência e uma ingestão excessiva. O consumo torna-se mais prejudicial se também associado a petiscos.  

  • As comidas orientais são bastante nutritivas, porém a introdução do cream cheese e shoyu as torna mais calóricas, atente para a quantidade, cada sushi, por exemplo, tem em média 50-80 kcal, e temakis de salmão com cream cheese em média 250-350 kcal e os hot sushis em torno de 90-120kcal. Comece a contabilizar os sushis e calorias que consome.

  • De preferência coma somente aos finais de semana como forma de recompensa. Se em alguma eventualidade comer no dia de semana, não ultrapasse 6 peças e tome água, ou água gaseificado com sabor (ex.: H20) . NADA DE REFRIGERANTE OU SUCO COM AÇÚCAR.

mais sobre Obesidade e Emagrecimento: