SÍNDROME METABÓLICA

É um conjunto de doenças em que a base é a resistência insulínica.

Na década de 80, um pesquisador chamado Reaven observou que Hipertensão arterial, alterações na glicose e no colesterol estavam relacionadas a obesidade e que existia um elo que unia essas patologias, chamado Resistência Insulínica.Usamos o termo Síndrome devido a sua maior mortalidade geral quando comparada a pessoas que não a têm.

Segundo os critérios Brasileiros, a Síndrome Metabólica está presente quando estão presentes 3 dos 5 critérios listados:Obesidade central (cintura >88cm em mulheres e >102cm no homem)Pressão alta (mesmo que esteja controlada com medicamentos)Glicemia de jejum alterada ou diabetesTriglicerídeos > 150HDL baixo (<40 em mulheres e <50 em homens) E o que fazer? Comece eliminando o excesso de peso.

Sempre é a mudança no estilo de vida, a melhora dos hábitos alimentares e a introdução dos exercícios físicos (leia também, exercício físico, como começar)Em alguns casos são necessários medicamentos e, para isso, é necessário o auxílio médico.Dentro da medicina ortomolecular, existem alguns minerais, especificamente o Cromo, que auxiliam na resposta insulínica nos tecidos, embora o Vanádio, o Zinco e o Mg também estejam envoltos tanto na sensibilidade insulínica mediando receptor de membrana, quanto na modulação de outros neurotransmissores centrais e enzimas que regulam esses neurotransmissores.

A medicina ortomolecular pode auxiliar como um importante coadjuvante no tratamento da síndrome metabólica.

Gostou? Manda a sua dúvida pra gente. Vai ser um prazer responder.