CARBOIDRATO À NOITE ENGORDA?

 Apesar da fama ruim a respeito do consumo de carboidratos à noite, este macronutriente contribui para o processo de emagrecimento. Estudos recentes, feitos em Israel, mostraram que a ingestão de carboidratos no período da noite aumentam a quantidade de um hormônio chamado leptina, responsável pelo controle da fome. Assim sendo, os indivíduos sentem menos fome ao longo do dia seguinte, comendo menos, portanto.

 Além disso, outros 2 hormônios, também relacionados ao apetite, sofrem alterações nas suas concentrações no sangue. O primeiro deles é a grelina, a qual costuma estar em níveis elevados nos períodos que antecedem as refeições. O segundo é a adiponectina, que contribui para a retirada de placas de ateroma dos vasos sanguíneos além de diminuir as reações inflamatórias. 

É evidente que a qualidade e a quantidade dos carboidratos que serão ingeridos são variáveis de acordo com o indivíduo e com os objetivos do mesmo, bem como com o tipo de estratégia nutricional aquela pessoa está utilizando.

Portanto, antes de sair comendo muitos carboidratos após as 18h, procure um profissional da sua confiança para que ele possa o avaliar de forma individualizada.

 

mais sobre Obesidade e Emagrecimento: