METFORMINA EMAGRECE?

A Metformina é um medicamento utilizado há muitos anos para o tratamento de alguns tipos de diabetes, principalmente naqueles tipos em que a resistência insulínica está presente.

   Quando um indivíduo começa a engordar de maneira patológica, diversos padrões fisiológicos celulares se alteram simultaneamente numa grande sopa de moléculas e átomos. E isso é lógico acontecer pois se o corpo tem mais massa, mais coisa tem que ter ali dentro pra compor essa massa e com isso, o organismo, com a mesma quantidade de órgãos, tem de dar conta de um corpo com mais massa. Ou seja, tem que fazer com que ele funcione.

E para isso, diversas situações precisam acontecer. Dentre elas, o aumento da secreção do hormônio insulina, que embora ele seja taxado de vilão, ele tem a sua função indispensável para a vida.

A insulina é um hormônio carreador. Ou seja, imagine um ônibus chamado insulina. Esse ônibus carrega o açúcar e tudo aquilo que é transformado em açúcar após a digestão para milhares de células do nosso corpo. Só que nesse ônibus não entra somente o açúcar. Entra moléculas de gordura, vitaminas, minerais, aminoácidos e tudo mais que couber nesse ônibus. E assim, obviamente, quanto mais ônibus de insulina houver na corrente sanguínea, maiores as chances de carregar gordura junto para dentro das células.

Muitas vezes o indivíduo com sobrepeso ou obeso já tem tanta insulina que  como mecanismo de defesa, as células vão ficando resistentes a essa grande quantidade deste hormônio. E, como consequência, o pâncreas, sem entender aquela glicose alta no sangue, começa a produzir mais insulina ainda para dar conta de jogar esse açúcar dentro das células. É nessa fase do processo que se desenvolve o diabetes tipo 2 e o pré diabetes.

Enfim, se a metformina for utilizada em indivíduos obesos que apresentam sinais de resistência insulínica, ela pode sim ajudar a emagrecer sem causar hipoglicemia. Agora, se essa pessoa é obesa mas não tem nada que caracterize resistência a insulina nem no exame físico e nem nos exames laboratoriais, esse tratamento para emagrecer deve ser direcionado por outros vieses.

mais sobre Obesidade e Emagrecimento: