ONDE ENCONTRO OS PREBIÓTICOS?

Alimentos com fibras insolúveis:

 - Farelo de aveia

 - Cereais matinais a base de aveia ou de farelo de trigo

 - Oleaginosas e sementes

 - Feijões e lentilhas

Alimentos com fibras solúveis:

 - Feijões e ervilhas

 - Grãos integrais (aveia, trigo...)

 - Damasco, toranja, laranja e manga

 - Repolho, couve, brócolis, couve flor

 - Sementes de linhaça

 - Psyllium (único suplemento conhecido que reduz o LDL)

Enfim, mais uma lista de alimentos que podem ser introduzidos na sua rotina. Lembrando que grãos e alimentos consumidos com cascas, usualmente devem ficar de molho antes do preparo, principalmente pra quebra do ácido fítico.

Caso tenha dúvidas, pesquise antes de prepara-los.​​   

Você já deve estar sabendo o que PRObióticos são alimentos que acrescentam micróbios benéficos ao nosso trato intestinal. Os PREbióticos, por sua vez, são alimentos ou suplementos que contem plantas fibrosas que nutrem essas bactérias já existentes em nosso corpo. Quando cuidamos do nosso microbioma existente com PREbióticos, impedimos (ou pelo menos dificultamos) a liberação das endotoxinas que disparam a resposta inflamatória.

Gastar dinheiro suplementando bactérias (com os probióticos) não vai adiantar se a sua dieta for pobre em fibras solúveis e insolúveis.   

A fibra solúvel mais básica é a celulose, presente no miolo indigesto de quase todos os vegetais. Essa é uma excelente fibra para que as bactérias do seu trato gastrointestinal prosperem.

Além disso, as fibras retardam a absorção do açúcar (o que é muito útil nos casos de resistência insulínica e diabetes) e dão maior saciedade, ajudando no sobrepeso.

O mais importante sobre consumir fibras é para manter em dia a saúde do seu intestino, o que é crucial para o não desenvolvimento de alguns tipos de câncer colorretal.

Alimentos com fibras solúveis:Feijões e ervilhasGrãos integrais (aveia, trigo...)Damasco, toranja, laranja e mangaRepolho, couve, brócolis, couve florSementes de linhaçaPsyllium (único suplemento conhecido que reduz o LDL)