10 FATOS SOBRE DISBIOSE INTESTINAL

1. Disbiose intestinal é o nome dado ao desequilíbrio dos microrganismos que compõem a flora intestinal.

2. O equilíbrio da flora intestinal é fundamental para a boa absorção de nutrientes e eliminação de substâncias tóxicas ao organismo através das fezes.

3. Caso haja um desequilíbrio numérico, ou seja, uma alteração na proporção das bactérias intestinais (nós temos de vários tipos), haverá, consequentemente, uma diminuição na absorção de nutrientes e uma facilidade em absorver substâncias nocivas.

4. O consumo em excesso de alimentos industrializados contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da disbiose.

5. Antibióticos e anti-inflamatórios além de agentes laxativos também alteram as proporções das colônias de bactérias intestinais.

6. Outras causas incluem a má alimentação, o estresse (físico e emocional), o uso abusivo de álcool e cigarro e a intoxicação por metais pesados.

7. O desequilíbrio da microbiota intestinal altera a permeabilidade deste órgão. É como se o telhado da sua casa estivesse com goteiras. Ou seja, passa para dentro aquilo que não deve passar.

8. A disbiose, quando instalada, além de contribuir para a má absorção de nutrientes, também dificulta a produção da vitamina B12 e favorece o crescimento de fungos e bactérias, que podem causar inúmeras doenças. Além disso, está intimamente relacionada com a obesidade e o diabetes.

9. Sintomas como: constipação (“prisão de ventre”), gases, cólicas abdominais e diarreia são indicativos dessa patologia. Lembrando que esses sintomas sozinhos não fecham diagnóstico!

10.Caso você apresente algum desses sintomas, procure auxílio médico tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento.