
Hormônios bioidênticos nada mais são do que hormônios sintéticos que possuem a mesma forma química daqueles produzidos pelo organismo humano.
Erroneamente, muitas pessoas pensam que os bioidênticos são somente aqueles que mandamos manipular em farmácias de manipulação. Entretanto, alguns tipos de hormônios são comercializados em farmácias normais, como é o caso de alguns estrógenos, da tiroxina e do hormônio do crescimento (dentre outros).
A modulação hormonal com bioidênticos tem resultados bastante positivos nos casos de:
1. menopausa e climatério
2. baixa de testosterona em mulheres
3. andropausa e outras deficiências de testosterona em homens
4. hipotireoidismo, hipotireoidismo subclínico
5. deficit de crescimento em crianças e adolescentes
6. hipopituitarismo (deficiências de hormônios da hipófise, os quais estimulam a produção de hormônios em outras glândulas)
7. e outras muitas indicações
Com o envelhecimento, ocorrem diversas alterações metabólicas, tanto no homem quanto na mulher, e com isso tendemos a ter disfunções hormonais. Além disso, a fadiga crônica e o estresse prolongado (físico, psicológico ou emocional) também podem levar a diversas e, as vezes múltiplas disfunções hormonais que precisam ser acompanhadas e, algumas vezes tratadas. Enfim, todos sofremos com algum grau de estresse, não é verdade?
Então por que não marcar uma avaliação médica para fazer um “check up” ? Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor a resposta e prognóstico.
Lembrando que toda modulação hormonal deve ser indicada por um especialista pois existem riscos associados, ok?